Olá, queremos ver-te no nosso blog

Bem vinda/o ao nosso currunchinho do Barbança, que che seja leve e o passes bem!

jueves, 11 de febrero de 2010

Quico Cadaval



Quico Cadaval, contador de histórias, artista e dramaturgo, ... , o mestre dos contadores.

Hai tempo que lhe perdi a pista a Quico, desde as minhas suaves noites de troula compostelana onde, de vez em quando, o via fazer algumha contada. Introduziu-me em ele (em sentido figurado) um companheiro que tamém fazia monólogos. Um dia que passávamos pola alameda e o Quico atravessava a rua o meu companheiro dixo-me: atende, esse que vai aí é o melhor contacontos da Galiza. Despois enterei-me que era de Ribeira.

Ver a Quico impressiona: alto, de anteolhos grossos, barba e pelo canossos, vestido de vagabundo, dessarranjado (ou com essa apariência quando menos). Vê-lo actuar impressiona: nunca sabes por onde vai sair. Tenho que dizer que desde que estuvo em Operação Triunfo o seu aspecto melhorou um pouco (e suponho que a sua economia tamém). As suas contadas seguem sendo antológicas: os bichicomas da praia, os guisos da sua nai, o complexo de Edipo, A Cantaruxa, os corunhos, .......e sempre recolhendo, .......e sempre inventando....

Quico, ribeirense, filho dumha taberneira carreirana, vive do conto, e abofé que o fai bem!


No hay comentarios:

Publicar un comentario